Novo túnel ligando Santos a Guarujá passará debaixo d’água São Paulo
Sob as águas: conheça o projeto do túnel subaquático que ligará Santos e Guarujá
No último final de semana, o Governo do Estado de São Paulo revelou seus planos de construir um túnel subaquático inovador, conectando as cidades de Santos e Guarujá no litoral paulista. Este projeto pioneiro na América Latina abrangerá uma distância de aproximadamente 860 metros entre as margens, incluindo a abertura do túnel, e atingirá uma profundidade de 21 metros.
A proposta visa facilitar a mobilidade de ciclistas, pedestres e Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs), proporcionando uma travessia subaquática sob o canal do Porto de Santos. O anúncio oficial foi feito pelo governo paulista, com a presença do Governo Federal na sexta-feira passada.
A construção do túnel Santos-Guarujá está programada para começar no próximo ano, com a expectativa de ser concluída em três anos, ou seja, até 2028.
Detalhes do projeto incluem a presença de três faixas em ambos os sentidos, sendo uma delas destinada exclusivamente aos VLTs. Além disso, pedestres e ciclistas também terão acesso ao túnel. A profundidade mínima estimada para a construção subterrânea é de 21 metros, envolvendo a instalação de seis módulos de concreto armado, transportados sem interrupção da atividade no Porto de Santos, o maior do hemisfério sul.
A iniciativa será financiada por meio de uma parceria público-privada (PPP), com um investimento total de R$ 5,9 bilhões. Vale ressaltar a importância estratégica do Porto de Santos, responsável por quase 30% da balança comercial do Brasil, movimentando milhões de toneladas de carga anualmente.
A principal motivação por trás desse túnel tecnológico é a redução do tempo de deslocamento entre Santos e Guarujá, duas regiões vitais para o transporte no litoral paulista e brasileiro. Estima-se que o túnel subaquático possa diminuir em até 50 minutos o tempo de viagem entre essas duas cidades. Além disso, a obra proporcionará a desobstrução da Rodovia Cônego Domênico Rangoni (SP-055) e a priorização do canal do porto para navios de carga e passageiros.
Segundo o Governo Federal, o projeto beneficiará mais de 5 milhões de pessoas, incluindo os 1,6 milhão de habitantes da Baixada Santista, assim como os mais de 4 milhões de turistas que visitam anualmente o litoral norte.