Nunes Marques arquiva ação contra Magno Malta por ofensas a Vini Jr.
O ministro Kássio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), arquivou uma ação contra o senador Magno Malta (PL-ES) por supostas ofensas ao jogador Vinicius Júnior. A Procuradoria-Geral da República (PGR) havia solicitado a investigação e posteriormente o arquivamento do caso.
As acusações se basearam nas declarações do senador durante uma sessão da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal em maio deste ano. Na ocasião, Magno Malta criticou as cobranças por justiça e respeito no caso de racismo contra Vinicius Júnior em uma partida entre Real Madrid e Valencia.
Durante seu discurso, Malta fez comentários considerados ofensivos, como: “Então, é o seguinte: cadê os defensores da causa animal que não defendem o macaco? O macaco está exposto. Vejam quanta hipocrisia. E o macaco é inteligente, está bem pertinho do homem, a única diferença é o rabo.”
A PGR solicitou a investigação por crime de racismo, mas o ministro Nunes Marques arquivou o caso, considerando “ausentes os elementos indicativos da prática de infração penal a respaldarem a instauração de inquérito no STF, além do fato de a conduta estar revestida pela imunidade parlamentar.”
Vale lembrar que Vinicius Júnior foi alvo de insultos racistas durante uma partida da La Liga, e o caso ganhou ampla repercussão. O jogador confrontou os torcedores que proferiram as ofensas e o episódio gerou debates sobre racismo no futebol.