O Brasil está no evento com a maior delegação entre os países participantes. São 1.337 inscritos. A delegação oficial do governo é de cerca de 400 pessoas

O Brasil está no evento com a maior delegação entre os países participantes. São 1.337 inscritos. A delegação oficial do governo é de cerca de 400 pessoas


O Brasil enviou a maior delegação de sua história para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28) em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, aproximadamente 2.400 inscrições foram registradas, envolvendo setor público, privado e sociedade civil, com 400 representantes do governo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministros de diferentes pastas, como Meio Ambiente, Fazenda, Turismo, Ciência, Tecnologia e Inovação, entre outros, estarão presentes.

O embaixador André Aranha Corrêa do Lago, secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do MRE, destacou a importância da diversidade da delegação, que inclui setor privado, academia, cientistas e ONGs, ressaltando que essa abordagem ampla é benéfica para as negociações.

O Pavilhão Brasil na COP28 sediará 135 painéis coordenados por diferentes entidades. O presidente Lula participará nos dias 1 e 2 de dezembro. A delegação brasileira apresentará a meta de redução de emissões, revisada pelo Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima, comprometendo-se a alcançar a neutralidade até 2050.

Além disso, a delegação contará com representantes dos Povos Indígenas, liderados por Sônia Guajajara, do Ministério dos Povos Indígenas. O Consórcio Amazônia Legal também terá presença no Pavilhão Brasil.

A COP28, que começou em 30 de novembro e vai até 12 de dezembro, é a maior já realizada, com um total de 104.000 inscritos. O Brasil tem uma delegação de 1.336 pessoas, superando a do país anfitrião, os Emirados Árabes Unidos, e dos Estados Unidos.

Esta participação expressiva inclui diferentes setores da sociedade e destaca a importância do Brasil nas discussões sobre mudanças climáticas. A delegação apresentará estratégias e políticas públicas, promovendo o protagonismo do país na busca por soluções sustentáveis e ambientalmente responsáveis.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias