‘O cara nem tomou posse ainda e vocês já querem que eu fale’, diz Lula sobre González ter se declarado vencedor

‘O cara nem tomou posse ainda e vocês já querem que eu fale’, diz Lula sobre González ter se declarado vencedor

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou na noite desta segunda-feira (5) que não vai comentar a declaração de Edmundo González sobre sua vitória nas eleições venezuelanas, uma vez que González ainda não assumiu o cargo. Lula fez a afirmação durante sua estadia em Santiago, Chile.

Mais cedo, González, um opositor de Nicolás Maduro, declarou-se vencedor das eleições na Venezuela, apesar de o resultado oficial ter indicado a reeleição de Maduro, que lidera o país desde 2013. A oposição e alguns países internacionais alegam que o pleito foi fraudulentamente conduzido, e a autoridade eleitoral, sob controle de Maduro, não divulgou as atas eleitorais.

Ao chegar ao seu hotel em Santiago, Lula foi questionado sobre a situação. Ele respondeu com bom humor: “O cara nem tomou posse ainda e você já quer que eu fale.”

González tem solicitado que o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) reconheça sua vitória. Enquanto isso, 30 ex-chefes de Estado e líderes da Espanha e da América Latina pediram a Lula que garanta o compromisso com a democracia na Venezuela.

Maduro é um aliado de longa data de Lula e do PT, e o presidente tem enfrentado pressões internas e externas para apoiar a democracia na Venezuela. Ao lado do presidente chileno Gabriel Boric, Lula pediu por “transparência” e “respeito à soberania popular” no processo eleitoral venezuelano. Boric é um dos líderes que não reconheceram a vitória oficial de Maduro.

Lula explicou que tem trabalhado com os presidentes Gustavo Petro (Colômbia) e López Obrador (México) para buscar soluções para a crise política na Venezuela, enfatizando o respeito pela soberania e a promoção do diálogo entre o governo e a oposição.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias
Tags