Olimpíada: Bélgica desiste de triatlo em Paris por poluição no Rio Sena
Decisão foi tomada após atleta contrair bactéria após mergulho
A equipe de triatlo misto da Bélgica decidiu abandonar a competição nos Jogos Olímpicos de Paris após uma de suas atletas, Claire Michel, ser hospitalizada devido a um mergulho no Rio Sena.
Claire Michel, que terminou na 38ª posição do triatlo feminino na última quarta-feira (31), contraiu a bactéria E.coli, comumente encontrada em alimentos e água contaminados.
Em comunicado, o Comitê Olímpico Belga informou que Michel, de 35 anos, adoeceu após o mergulho no Sena, apresentando problemas estomacais e intestinais, e está hospitalizada há quatro dias.
Além disso, o comitê expressou a esperança, juntamente com a Federação Nacional, de que “lições sejam aprendidas para futuras competições de triatlo”.
“Esperamos por dias de treinamento garantidos, formatos de competição definidos com antecedência, e condições que não causem incerteza para os atletas, suas equipes e os fãs”, acrescentou o comunicado.
Por sua vez, Claire Michel agradeceu pelas mensagens de apoio que recebeu após ser hospitalizada. “Obrigada por todas as mensagens simpáticas que vocês me enviaram. Fui bem tratada e vou me recuperar. Porém, estou arrasada pela equipe e lamento terminar os Jogos desta forma”, disse ela.
O triatlo foi a primeira modalidade olímpica a ocorrer no Sena, precedendo a natação em águas abertas, após o governo do presidente francês Emmanuel Macron investir cerca de US$ 1,4 bilhão em nova infraestrutura para preparar o rio para as competições das Olimpíadas.