OLIMPÍADAS

OLIMPÍADAS

Rayssa Leal pode sofrer punição após gesto proibido nas Olimpíadas 2024: ‘Eu fiz’

A medalha está em risco? Rayssa Leal pode levar advertência após fazer um gesto em linguagem de sinais que dizia “Jesus é o caminho, a verdade e a vida”

A medalha de Rayssa Leal está em risco? A skatista brasileira, que ganhou a medalha de bronze na prova de skate street feminino nas Olimpíadas de 2024, pode enfrentar uma punição após realizar um gesto proibido durante sua apresentação.

Durante sua performance, Rayssa fez um gesto em linguagem de sinais que dizia “Jesus é o caminho, a verdade e a vida”, direcionado ao público. Esse tipo de manifestação é proibido pelo Comitê Olímpico Internacional, que restringe expressões religiosas e políticas para manter a neutralidade da competição, que envolve atletas de diversas culturas.

Em entrevista ao UOL, Rayssa comentou sobre a possibilidade de receber uma advertência, afirmando que ainda não havia recebido nenhuma notificação oficial: “Se eu peguei advertência, ainda não estou sabendo, porque não chegou nada para mim. Se isso acontecer, vamos descobrir mais tarde”, disse ela, em tom descontraído.

Existem diferentes níveis de punição para infrações desse tipo, que podem variar desde uma advertência, que serve como um alerta, até a exclusão temporária ou permanente dos Jogos, desqualificação das competições e, em casos mais graves, pagamento de multa.

Rayssa, no entanto, está tranquila e justificou seu gesto como uma expressão de sua fé: “Eu fiz porque faço em todas as competições. Para mim é importante, eu sou cristã, acredito muito em Deus. Ali eu pedi forças e mandei uma mensagem para todo mundo, que realmente Deus é o caminho, a verdade e a vida”, explicou ela.

Além disso, Rayssa destacou que escolheu usar a linguagem de sinais porque achou que sua voz não seria captada pelo microfone, e esse foi o meio que encontrou para se comunicar com todos.

Enquanto isso, a nadadora brasileira Ana Carolina Vieira foi punida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e teve que retornar ao Brasil após deixar a Vila Olímpica sem autorização. O nadador Gabriel Santos também foi advertido pelo mesmo motivo, mas não foi excluído dos Jogos.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias
Tags