Olimpíadas de Paris 2024: Treino para o revezamento do triatlo é cancelado por causa da qualidade da água no Rio Sena
Decisão acontece após as disputas individuais terem sido realizadas na última quarta-feira
O treino de natação de familiarização para o revezamento do triatlo nas Olimpíadas de Paris 2024, programado para este sábado, foi cancelado devido à qualidade da água no Rio Sena. A decisão foi tomada após uma reunião entre a organização dos Jogos, delegados técnicos e médicos, representantes da cidade de Paris e da Federação Internacional de Triatlo.
As sessões de familiarização para as etapas de corrida e ciclismo seguirão conforme planejado. A prova de revezamento está marcada para a segunda-feira, dia 5, às 3h (horário de Brasília), com o último resultado e confirmação da competição previstos para sair às 23h (horário de Brasília) deste domingo.
Caso a prova precise ser adiada, ela será realizada na terça-feira, desde que as condições melhorem. Se as condições não melhorarem, a prova ocorrerá na terça-feira, às 3h (horário de Brasília), em formato de duatlo.
Esta decisão segue-se às competições individuais que ocorreram na última quarta-feira, tanto no feminino quanto no masculino, onde os atletas nadaram no Rio Sena em meio a muita polêmica.
Segundo a organização do evento, “dadas as fortes chuvas das últimas duas noites, particularmente intensas em Paris, e a consequente queda na qualidade da água, foi decidido, antecipadamente, cancelar a natação de familiarização”.
No triatlo olímpico, os atletas nadam 1,5 km, pedalam 40 km e correm 10 km (as distâncias são as mesmas para homens e mulheres). Desde os Jogos de Tóquio 2020, a modalidade também passou a incluir o revezamento misto, no qual equipes formadas por dois homens e duas mulheres competem em uma prova de curta distância.