ONU pressiona Israel a interromper ataques contra a Síria

ONU pressiona Israel a interromper ataques contra a Síria

Bombardeios aumentam tensão na região e são vistos como ameaça à estabilidade

O enviado especial da ONU para a Síria, Geir Pedersen, condenou nesta quinta-feira (3) os bombardeios “repetidos e intensificados” de Israel contra o país vizinho. Segundo ele, os ataques violam o direito internacional e aumentam a instabilidade na região.

Pedersen pediu que Israel “cesse imediatamente os ataques” e respeite a soberania síria, alertando que a continuidade das ofensivas pode prejudicar esforços de pacificação. “Essas ações dificultam a construção de uma Síria em paz consigo mesma e com seus vizinhos”, afirmou.

Escalada militar e acusações

A declaração do enviado da ONU veio após autoridades sírias acusarem Israel de lançar uma série de ataques contra alvos militares, incluindo um aeroporto, além de realizar uma incursão terrestre que resultou na morte de 13 pessoas.

Desde o início da guerra civil na Síria, Israel tem realizado operações militares esporádicas no país, alegando combater grupos armados apoiados pelo Irã. No entanto, o recente aumento nos bombardeios levanta preocupações sobre uma escalada ainda maior do conflito.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias