ONU rejeita resolução brasileira sobre guerra em Israel…

ONU rejeita resolução brasileira sobre guerra em Israel…

Nesta quarta-feira (18), o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) rejeitou a proposta apresentada pelo governo brasileiro sobre o conflito entre Israel e o grupo Hamas, que controla a Faixa de Gaza. A proposta pedia pausas humanitárias nos ataques para permitir o acesso de ajuda à Faixa de Gaza.

A votação resultou em 12 votos a favor, duas abstenções (sendo uma da Rússia) e um voto contrário dos Estados Unidos. Como os Estados Unidos são um membro permanente, seu voto levou à rejeição da proposta brasileira.

A embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Linda Thomas-Greenfield, mencionou que o presidente Joe Biden está na região do conflito, indicando o envolvimento ativo dos EUA. Ela defendeu a necessidade de deixar a diplomacia ocorrer, destacando que a resolução não mencionava o direito de Israel à autodefesa.

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, explicou que o país, na condição de presidente do Conselho de Segurança, foi solicitado pela maioria dos membros a redigir uma proposta que acomodasse as opiniões de todos. O texto focava na cessação das hostilidades e no aspecto humanitário, permitindo a saída de nacionais de terceiros países e o envio de ajuda humanitária. No entanto, a proposta não foi aprovada devido a divisões de opiniões.

O Conselho de Segurança da ONU é composto por cinco membros permanentes (China, França, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos) e dez membros rotativos. Para que uma resolução seja aprovada, é necessário o apoio de nove dos 15 membros, sem veto de nenhum dos membros permanentes.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias
Tags