Operação Verão: Sobe para 20 o número de mortos em confronto com a polícia na Baixada Santista SP

Operação Verão: Sobe para 20 o número de mortos em confronto com a polícia na Baixada Santista SP


Na Baixada Santista, a Operação Verão, conduzida pelas forças de segurança de São Paulo, resultou em 20 suspeitos mortos durante confrontos com a polícia, conforme divulgado pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP). A última fatalidade ocorreu no domingo (11), quando um homem, suspeito de portar entorpecentes, foi morto em confronto com policiais militares.

De acordo com informações da SSP, o incidente teve lugar durante uma patrulha policial na região. Os policiais notaram um homem em uma bicicleta e, ao se aproximarem, o suspeito teria sacado uma arma, disparando em direção aos agentes e atingindo a viatura. Em resposta, os policiais atiraram no suspeito, que foi socorrido, mas não resistiu. A polícia civil está conduzindo investigações e solicitou perícia no local.

A tensão na Baixada Santista aumentou desde a morte do soldado da Rota Samuel Wesley Cosmo, de 35 anos, em 2 de fevereiro. A região tem concentrado a maioria dos confrontos policiais, com a mais recente morte registrada no sábado (10), envolvendo um homem de 36 anos baleado por policiais da Rota.

A SSP informa que a terceira fase da Operação Verão foi desencadeada pela Polícia Militar e Civil na última quarta-feira (7), contando com reforço de policiais de diferentes regiões, incluindo as Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) e o Comando de Operações Especiais (COE). Além disso, a segunda fase da operação, focada no combate a crimes no litoral durante a estação e o Carnaval, está em andamento.

Desde o início da Operação Verão até a última segunda-feira (12), 589 pessoas foram detidas, incluindo 214 procuradas pela Justiça. Todas as ocorrências estão sob investigação da 3ª Delegacia de Homicídios da Deic de Santos, com acompanhamento do Ministério Público e do Poder Judiciário.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias
Tags