Ortega chama de “vergonhosa” atuação de Lula sobre Venezuela e cita Lava Jato

Ortega chama de “vergonhosa” atuação de Lula sobre Venezuela e cita Lava Jato

O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, fez duras críticas ao presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva nesta segunda-feira (26), devido à postura do Brasil em relação às eleições na Venezuela. Ortega justificou o rompimento das relações com o Brasil e acusou Lula de agir de maneira “vergonhosa” durante a crise pós-eleitoral venezuelana.

As críticas de Ortega vieram após a expulsão do embaixador brasileiro na Nicarágua, Breno de Souza, ocorrida duas semanas antes. O presidente nicaraguense acusou Lula de se alinhar com os interesses dos Estados Unidos na América Latina e disse que essa foi a razão para o rompimento das relações entre os dois países.

Ortega também mencionou a proposta brasileira de um novo pleito na Venezuela, classificando a postura de Lula como uma repetição das falas dos norte-americanos, europeus e outros governos da América Latina. Em seu discurso, ele ainda relembrou os escândalos de corrupção ligados à Operação Lava Jato durante as administrações anteriores de Lula, questionando a clareza e a honestidade de seus governos.

Ortega chegou a afirmar que Lula enfrentava dificuldades internas, apontando que a chancelaria brasileira estaria cheia de “neoliberais de direita”, o que teria gerado conflitos com o governo nicaraguense. Ele também relatou um episódio em que o Brasil tentou intermediar uma comunicação entre Ortega e o Papa Francisco, o que, segundo o líder nicaraguense, não era necessário.

Ortega concluiu suas críticas referindo-se ao Brasil como uma potência, mas destacando que a Nicarágua, embora seja um país pequeno, preserva sua dignidade e soberania acima de tudo. Ele também atacou o presidente colombiano Gustavo Petro, que junto com Lula, pediu a divulgação das atas eleitorais das eleições presidenciais da Venezuela.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias
Tags