Papa Francisco diz que opção de renunciar é apenas “uma hipótese distante”

Papa Francisco diz que opção de renunciar é apenas “uma hipótese distante”


O Papa Francisco descartou a possibilidade de renunciar, afirmando que sua saúde está suficientemente boa para continuar suas funções. Essa afirmação foi feita em um novo livro cujos trechos foram publicados pelo jornal italiano Corriere della Sera, nesta quinta-feira (14).

Ele destacou que a ideia de renúncia é considerada distante, pois não possui motivos suficientemente sérios para considerá-la. Francisco, que tem 87 anos e tem enfrentado desafios de saúde nos últimos anos, como crises de bronquite e resfriados, afirmou que se mantém em boa saúde e tem muitos projetos a realizar, se assim Deus permitir. Ele ressaltou que apenas consideraria a renúncia em caso de grave impedimento físico.

Além disso, o Papa reiterou sua recente decisão de permitir que padres abençoem casais do mesmo sexo, enfatizando o compromisso da Igreja Católica em acolher a todos, embora tenha esclarecido que isso não implica em mudanças na doutrina católica, que reconhece apenas os casamentos heterossexuais. Francisco também afirmou que essa medida não levará a um cisma na igreja, mesmo que alguns bispos optem por não realizar tais bênçãos.

Em outras partes do livro, ele renovou sua condenação ao aborto e esclareceu que seu foco nos pobres e marginalizados não o torna comunista ou marxista.

O antecessor de Francisco, Bento XVI, foi o primeiro papa a renunciar em cerca de 600 anos, devido às tensões da velhice. Ele deixou o cargo em fevereiro de 2013, aos 85 anos, e viveu quase mais 10 anos, falecendo aos 95 anos.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias
Tags