Parados na Estrada: Encomendas Travadas e Clientes no Escuro com os Correios

Parados na Estrada: Encomendas Travadas e Clientes no Escuro com os Correios

Suspensão de entregas por via terrestre causa acúmulo de mercadorias, falhas no rastreio e deixa consumidores sem respostas nem prazos definidos.

Desde o dia 30 de abril, quem espera por uma encomenda dos Correios pode estar enfrentando uma verdadeira maratona de paciência. Uma paralisação nos envios terrestres da estatal provocou um efeito dominó nas entregas por todo o Brasil. Em várias regiões, o acúmulo de pacotes virou rotina, e os prazos previstos parecem ter perdido a validade.

Segundo informações coletadas em agências da empresa, o problema tem origem nos gargalos logísticos, principalmente no transporte rodoviário. E não é só o atraso que está tirando o sono dos consumidores — a falta de atualizações no rastreamento está deixando muita gente completamente no escuro.

Foi o caso de um cliente que, após comprar um produto no dia 28 de abril, esperava recebê-lo no dia 8 de maio. Até o dia 15, porém, a única movimentação registrada foi datada de 6 de maio. Nem online nem nas agências presenciais os funcionários souberam dizer onde está a encomenda. O consumidor foi orientado a esperar e, se quisesse, abrir uma reclamação pela plataforma dos Correios. No site, o que aparece é apenas um aviso frio: “Para obter mais informações sobre o objeto, clique aqui e registre uma manifestação”.

Em nota, os Correios alegaram que os serviços continuam em funcionamento em todo o país e que medidas estão sendo tomadas “para situações pontuais e temporárias”. Ainda assim, na primeira abordagem feita à empresa, no dia 10 de maio, foi admitido o atraso no pagamento a transportadoras terceirizadas, embora tenha sido negada qualquer chance de greve.

A empresa responsável pelo produto em atraso afirmou que está tentando um posicionamento oficial da gerência nacional dos Correios e, caso não houvesse retorno até o dia 15, prometeu reenviar o item via Sedex — um serviço mais rápido e mais caro que o PAC, usado na primeira tentativa de envio. O cliente também recebeu a opção de cancelamento e reembolso.

Em tempos de compras online aceleradas e dependência dos serviços de entrega, a sensação de abandono por parte dos Correios pesa não apenas nos prazos, mas na confiança de quem espera — e muitas vezes precisa — da encomenda para ontem.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias