
Parceria entre Latam e VoePass pode chegar ao fim
Suspensão da venda de passagens levanta dúvidas sobre o futuro do acordo entre as companhias
Os clientes da Latam foram pegos de surpresa mais uma vez com a suspensão da venda de passagens para voos operados pela VoePass (antiga Passaredo) em 13 cidades. A parceria entre as companhias envolve um acordo de codeshare, no qual a Latam comercializa os bilhetes e a VoePass realiza os voos com suas aeronaves e tripulação.
A interrupção nas vendas vale para viagens a partir de 26 de outubro deste ano. No site da Latam, os trechos entre Recife e Fernando de Noronha, assim como Ipatinga (MG) e São Paulo (Congonhas), já não estão disponíveis para compra. No entanto, os mesmos voos seguem sendo vendidos diretamente pela VoePass, o que reforça os rumores sobre o possível encerramento da parceria.
Fim do codeshare?
No último dia 20 de janeiro, a Latam afirmou que a suspensão das vendas se devia a um “ajuste em seus sistemas”, mas até agora não esclareceu o que realmente motivou a decisão. Enquanto isso, a VoePass continua comercializando bilhetes para nove cidades.
Essa coluna entrou em contato com as assessorias de ambas as empresas na segunda-feira (27/1), mas até o momento não obteve resposta. O texto será atualizado caso haja um posicionamento oficial.
Confira abaixo os destinos ainda disponíveis para compra diretamente pela VoePass:
Trechos vendidos pela VoePass
- Ipatinga (MG) – São Paulo (Congonhas)
- Santa Maria – Florianópolis
- Recife – Fernando de Noronha
- Ribeirão Preto – Guarulhos
- Ribeirão Preto – São Paulo (Congonhas)
- Ribeirão Preto – Rio de Janeiro (Galeão)
- Joinville – São Paulo (Congonhas)
- Rio de Janeiro (Galeão) – São Paulo (Congonhas)
- Florianópolis – São Paulo (Congonhas)
- Juiz de Fora (Zona da Mata) – Guarulhos
- Juiz de Fora (Zona da Mata) – São Paulo (Congonhas)
- Presidente Prudente – Guarulhos
- Presidente Prudente – São Paulo (Congonhas)
História e desafios da VoePass
A VoePass, fundada em 1996 em Ribeirão Preto (SP) com o nome de Passaredo, é a companhia aérea mais antiga ainda em operação no Brasil. A empresa utiliza aeronaves ATR-72, que transportam até 70 passageiros, para atender destinos regionais.
O futuro da parceria com a Latam, no entanto, segue incerto. O rompimento do acordo poderia impactar significativamente a operação da VoePass, já que uma parte considerável de seus voos era comercializada através da gigante do setor aéreo.
Agora, resta aguardar um posicionamento oficial das empresas para entender se o codeshare será mesmo encerrado ou se há possibilidade de um novo acordo no futuro.