Pedido de cassação de Janones avança na Câmara
O pedido de cassação do mandato do deputado federal André Janones (Avante-MG), acusado de praticar “rachadinha”, foi encaminhado ao Conselho de Ética da Câmara. O presidente em exercício da Casa, deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), assinou o documento. A ação movida pelo Partido Liberal (PL) alega que o parlamentar está envolvido em condutas ilegais e incompatíveis com o exercício da atividade parlamentar devido ao suposto esquema de “rachadinhas” em seu gabinete.
A oposição na Câmara também solicitou uma investigação sobre o caso à Procuradoria Geral da República (PGR), e essa denúncia já foi aceita no Supremo Tribunal Federal (STF) pelo ministro Luiz Fux. O magistrado iniciou um inquérito para apurar as acusações contra Janones, permitindo que os investigadores da Polícia Federal (PF) interrogassem o deputado, seus assistentes e ex-assistentes do gabinete na Câmara, com um prazo de 60 dias para realizar essas diligências.
Fux destacou que a abertura do inquérito não implica um julgamento sobre a procedência ou improcedência das evidências de autoria ou materialidade.
Relembrando o caso, um áudio revelado em novembro capturou Janones em uma conversa gravada em fevereiro de 2019, onde o deputado menciona a intenção de “ajudar a pagar as contas” da campanha à prefeitura de Ituiutaba, em 2016, através do aumento salarial de alguns colaboradores. Janones negou as acusações, afirmando que são “falsas” e que nunca praticou “rachadinha”.