Pela 1ª vez, dono de nova afiliada da Globo em Alagoas diz que vai substituir TV de Collor
Pela primeira vez desde outubro de 2023, o Grupo Asa Branca de Comunicação confirmou que está estabelecendo uma nova afiliada da Globo em Alagoas, substituindo a TV Gazeta, anteriormente controlada pelo ex-presidente Fernando Collor.
O Grupo Asa Branca, anteriormente conhecido como Grupo Nordeste de Comunicação e com Vicente Jorge Espíndola como acionista principal, anunciou a mudança de nome nesta sexta-feira (5). A empresa já é proprietária da TV Asa Branca de Caruaru, no agreste de Pernambuco, e é retransmissora da Globo desde 1991 na região. Até agora, a Asa Branca não havia comentado sobre a disputa entre a TV Gazeta e a Globo em Alagoas.
A nova afiliada, denominada TV Asa Branca Alagoas, está operando no canal 29 em Maceió desde segunda-feira (1), transmitindo o canal Futura, propriedade da Fundação Roberto Marinho. Vicente Jorge, em entrevista no jornal local AB2 da TV Asa Branca de Caruaru, mencionou que a nova parceria com a Globo será implantada em Alagoas, esperando um crescimento significativo para o grupo.
A TV Asa Branca Alagoas ainda não estreou oficialmente devido a questões judiciais. Em outubro de 2023, a Globo comunicou à TV Gazeta a não renovação do contrato, iniciado em 1975, devido a escândalos envolvendo a emissora nos últimos anos, incluindo o uso por parte de Collor para receber propina em um esquema de corrupção. Após uma batalha judicial, a TV Gazeta obteve uma liminar para renovar o contrato até 2028, mas essa liminar foi derrubada recentemente. O sinal da Globo permanece no ar até 22 de janeiro, quando a Justiça de Alagoas analisará o mérito da questão de forma definitiva.