Petrobras paga quase R$ 4 milhões à Globo por comercial inédito no Jornal Nacional
Na última terça-feira (3), os telespectadores que sintonizaram no Jornal Nacional da Globo foram surpreendidos por um comercial da Petrobras que chamou bastante a atenção. Esse anúncio especial foi veiculado entre a introdução do telejornal, conhecida como escalada, e as notícias apresentadas por William Bonner e Renata Vasconcellos.
O destaque desse momento foi o tempo de duração do intervalo: 120 segundos, o que representa uma extensão considerável para os padrões televisivos. A peça publicitária foi produzida em celebração aos 70 anos da empresa estatal, uma data marcante neste ano.
Esse formato inédito na história da emissora foi acordado diretamente entre a Petrobras e a Globo, sendo oficialmente denominado “golden break duplo” por ter o dobro da extensão de um comercial tradicional nesse espaço, que normalmente varia entre 30 segundos e, no máximo, um minuto.
O termo “golden break” refere-se à prática publicitária em que uma marca paga para ter um comercial na TV com exclusividade, sem a presença de outros anunciantes, sejam eles concorrentes ou não. Todas as emissoras, com destaque para a Globo, oferecem esse serviço.
O intervalo exclusivo no Jornal Nacional possui um valor fixo estipulado em sua tabela comercial, sem a concessão de descontos nas negociações. De acordo com os valores divulgados no site comercial da Globo, um “golden break” de um minuto no Jornal Nacional tem um custo aproximado de R$ 1,9 milhão. Como a Petrobras optou por um intervalo de duração dobrada, a empresa desembolsou cerca de R$ 3,8 milhões à Globo.