Petrobras quer mudar estatuto e permitir indicações políticas

Petrobras quer mudar estatuto e permitir indicações políticas


Petrobras: Conselho de Administração Propõe Mudanças em Indicações Políticas

BRASIL, 23 de outubro de 2023 – O conselho de administração da Petrobras aprovou nesta segunda-feira (23) uma revisão do seu estatuto social. Após o anúncio, as ações da empresa registraram um aumento de mais de 4%. No entanto, em comparação com o fechamento do pregão da sexta-feira (20), houve uma desvalorização de cerca de 2%.

Isso pode ser atribuído à reação do mercado diante das propostas de mudanças significativas nas políticas de distribuição de dividendos e indicações para cargos na Petrobras.

O conselho propôs duas alterações importantes na empresa: a criação de uma reserva de remuneração de capital e a eliminação da restrição à indicação de pessoas com exposição política para cargos na companhia.

Quanto à primeira alteração, o diretor-presidente da companhia, Jean Paul Prates, argumentou que os lucros seriam direcionados para investimentos e benefícios aos acionistas.

“A garantia de recursos para o pagamento de dividendos, juros sobre o capital próprio, antecipações desses valores, recompra de ações, absorção de prejuízos e, como última finalidade, a incorporação ao capital social”, declarou a empresa.

A segunda mudança envolve a retirada da regra do estatuto que proíbe a indicação de pessoas politicamente expostas.

Essa norma surgiu com a Lei das Estatais para evitar interferências políticas. Atualmente, ela veta indicações políticas para cargos na direção e no conselho de administração, com exceção do cargo de diretor-presidente. Vale mencionar que, ao assumir o cargo no início do ano, Jean Paul Prates era senador pelo PT do Rio Grande do Norte.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias