PF faz nova fase da Operação Lesa Pátria e cumpre 47 mandados

PF faz nova fase da Operação Lesa Pátria e cumpre 47 mandados


Na madrugada desta segunda-feira (8), a Polícia Federal (PF) deflagrou uma nova fase da Operação Lesa Pátria, visando suspeitos envolvidos no financiamento e promoção dos atos antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro do ano passado, que resultaram em ataques às sedes dos Três Poderes em Brasília. Nessa 23ª fase, estão sendo cumpridos 47 mandados de busca e apreensão, além de um mandado de prisão preventiva. As ações ocorrem em diversos estados, incluindo Rio Grande do Sul, Bahia, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Maranhão, Paraná, Rondônia, São Paulo, Tocantins, Santa Catarina e Distrito Federal.

O mandado de prisão foi executado na Bahia, e o Supremo Tribunal Federal (STF), com o ministro Alexandre de Moraes como relator do inquérito, determinou a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados. A PF estima que os danos causados ao patrimônio público possam chegar a R$ 40 milhões. As investigações permanecem em andamento, e a Operação Lesa Pátria se tornou uma ação contínua.

Os atos golpistas em questão podem configurar crimes como abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido. A PF destaca que as investigações continuam em andamento. Os mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em diversos estados, conforme mencionado.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias