PF intima Bolsonaro e Wajngarten a depor sobre “importunação” a baleia

PF intima Bolsonaro e Wajngarten a depor sobre “importunação” a baleia


A Polícia Federal (PF) intimou o ex-presidente Jair Bolsonaro e seu aliado e advogado, Fabio Wajngarten, a prestar depoimento em um inquérito que investiga se Bolsonaro “importunou” uma baleia jubarte durante um passeio de jet ski no litoral de São Paulo em junho do ano passado.

De acordo com a PF, ambos têm a opção de comparecer a uma delegacia da corporação em 7 de fevereiro ou responder às perguntas por meio de videoconferência. Wajngarten foi intimado por estar acompanhando Bolsonaro no passeio, que se tornou alvo de investigação policial. A PF alega que Bolsonaro teria passado próximo ao mamífero aquático, configurando o suposto crime de “importunação intencional”.

O inquérito em torno desse episódio tem sido utilizado por aliados de Bolsonaro para argumentar que há uma perseguição injustificada e implacável ao ex-presidente por parte das instituições policiais do atual governo. Wajngarten, ao confirmar a intimação, qualificou a investigação como “vergonhosa”.

Bolsonaro, por sua vez, já ironizou a investigação ao ser aberto o inquérito, alegando que alegações sobre sua perseguição a baleias eram apenas mais um exemplo de acusações infundadas contra ele. Afirmou também que a única “baleia” que não gosta dele está no ministério, em referência a uma figura no governo.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias
Tags