PGR dá sinal verde para desbloqueio do X, decisão de Moraes é aguardada
A Procuradoria-Geral da República (PGR) manifestou-se favoravelmente ao desbloqueio do X (antigo Twitter) no Brasil, abrindo caminho para que a rede social volte ao ar. A decisão agora está nas mãos do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que pode autorizar a reativação da plataforma a qualquer momento.
Na semana passada, a empresa pagou as multas aplicadas pelo STF, mas depositou o valor na Caixa Econômica Federal, quando deveria ter sido no Banco do Brasil, conforme determinou Moraes. A correção foi feita, e a Procuradoria foi consultada, sinalizando que a rede social cumpriu todas as exigências judiciais, incluindo a suspensão de perfis acusados de atividades criminosas e o pagamento de R$ 18 milhões em multas.
Agora, com a manifestação favorável da PGR, a expectativa é de que o desbloqueio seja autorizado em breve, restabelecendo o acesso à plataforma para os usuários brasileiros. O X está bloqueado desde agosto, após Elon Musk ter fechado o escritório no Brasil e demitido funcionários, alegando perseguição por parte da Justiça.