PGR pede que Instagram, TikTok e YouTube enviem dados de seguidores de Bolsonaro

PGR pede que Instagram, TikTok e YouTube enviem dados de seguidores de Bolsonaro

O Ministério Público Federal fez uma solicitação ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, para que as empresas de redes sociais onde Jair Bolsonaro possui contas (Instagram, TikTok, Facebook, YouTube, Twitter e LinkedIn) forneçam informações sobre todos os seguidores do presidente, incluindo dados de identificação. Essa solicitação faz parte de um inquérito que investiga se Bolsonaro cometeu crimes, especialmente após a tentativa golpista de 8 de janeiro, quando ele postou e depois removeu um vídeo com ataques ao sistema eleitoral.

O pedido também inclui a requisição de um arquivo contendo as postagens de Bolsonaro relacionadas a eleições, urnas eletrônicas, TSE, STF e Forças Armadas, além de métricas como visualizações, curtidas, compartilhamentos, repostagens e comentários.

No entanto, o subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos, encarregado do inquérito do 8 de Janeiro, manifestou-se contra dois pedidos anteriores feitos por procuradores do MPF. Esses pedidos buscavam ouvir especialistas em comunicação política de movimentos extremistas e analisar grupos de apoiadores de Bolsonaro nas redes sociais.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias