Planalto mostra pessimismo com pesquisas sobre Lula, diz coluna

Planalto mostra pessimismo com pesquisas sobre Lula, diz coluna

Ministro teria afirmado que se popularidade do petista “não cair” já estaria de bom tamanho

O Palácio do Planalto está demonstrando pessimismo em relação às pesquisas de popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que devem ser divulgadas nas próximas semanas. As pesquisas dos institutos Quaest, Ipec e Datafolha estão previstas para a primeira quinzena de julho.

Conforme o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, a expectativa no Planalto não é positiva sobre os resultados que as pesquisas trarão a respeito da popularidade do presidente.

De acordo com o jornalista, um ministro teria dito que “se não cair, já está bom”. Desde o final do ano passado, os índices negativos para o governo têm sido frequentes.

CNN/ATLAS APONTA DESAPROVAÇÃO RECORDE

A desaprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) alcançou 47% em pesquisa CNN/Atlas divulgada no último sábado (15), igualando o pior resultado desde o início de sua gestão, registrado em novembro de 2023.

O índice de entrevistados que avaliam o governo Lula como “ótimo ou bom” é de 42,6%, praticamente empatado tecnicamente com os 42,8% que consideram a gestão “ruim ou péssima”. Cerca de 14,3% dos entrevistados avaliam o desempenho de Lula como “regular” e 0,3% não soube responder.

A pesquisa do Atlas Intel também revelou que a aprovação ou rejeição ao governo Lula está fortemente relacionada à escolha do entrevistado no segundo turno da eleição presidencial de 2022. Entre aqueles que votaram em Lula, a aprovação chega a 95,4%. Já entre os eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a rejeição ao petista é de 96,4%.

O Instituto Atlas Intel entrevistou 3.601 pessoas entre os dias 7 e 11 de junho. A margem de erro é de um ponto percentual e o índice de confiança é de 95%.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias
Tags