PM recaptura quase 400 detentos durante saidinha de fim de ano

PM recaptura quase 400 detentos durante saidinha de fim de ano

Quase 400 detentos foram flagrados desrespeitando as regras durante a saída temporária de fim de ano. Para terem direito a esse benefício, os presos precisam seguir algumas medidas enquanto estão fora das prisões. No entanto, até sábado (30), 398 detentos foram pegos violando essas medidas e foram reconduzidos aos presídios do Estado.

Essa recondução dos detentos que não cumprem as medidas durante a saída temporária é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), e o Poder Judiciário. Isso faz parte das políticas públicas desenvolvidas para combater a reincidência criminal e reforçar o combate à impunidade.

Essa iniciativa possibilita que os policiais de São Paulo reconduzam os detentos à prisão ao detectarem o descumprimento das condições durante a saída temporária. A verificação é realizada durante a abordagem, por meio de consulta em dispositivos móveis e tablets das viaturas, que agora têm acesso às informações sobre as regras que os criminosos beneficiados devem seguir.

Em resumo, essa medida permite que os policiais ajam de forma preventiva, encerrando a saída temporária mais cedo para os criminosos que não respeitam as condições acordadas com a Justiça para passarem o final de ano fora da prisão, sem a necessidade de flagrante de um novo crime.

O Secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, destaca que essa medida é preventiva, revolucionando a efetividade do cumprimento das condições da saída temporária. Agora, os policiais não precisam esperar o detento cometer um novo crime para prendê-lo; eles têm autonomia para encerrar a saída temporária caso o criminoso não respeite as diretrizes estabelecidas.

Além disso, a recondução dos detentos ao presídio só é possível graças a um acordo entre a SSP e o Tribunal de Justiça, que dá aos policiais acesso às regras de todos os benefícios, agilizando o combate à reincidência. Outra iniciativa inédita envolve o monitoramento, com tornozeleiras eletrônicas, de presos liberados em audiência de custódia, especialmente os condenados por violência doméstica, em parceria com a Justiça de São Paulo.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias
Tags