Posse do procurador-geral de Justiça de SP tem novo protesto de estudantes contra Tarcísio
Estudantes da USP protestaram nesta sexta-feira (24) contra a presença do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco.
As autoridades presentes para a posse do novo procurador-geral de Justiça, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, não pareceram ser incomodadas pela manifestação.
Apenas alguns interromperam brevemente suas conversas para tentar entender o que estava ocorrendo do lado de fora. Alguns chegaram a sugerir que os alunos “fossem estudar”.
Nos momentos de pausa da sessão solene, como durante o hino nacional, os gritos dos manifestantes se destacavam. Em algumas ocasiões, o mestre de cerimônia e outros homenageados tiveram que elevar a voz ao microfone para serem ouvidos.
No corredor, os estudantes gritavam: “Tarcísio eu não me engano, você é miliciano” e chamavam o governador de “filhote da ditadura”. Entre as reivindicações estavam o passe livre estudantil, a reversão da privatização da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e a ampliação do uso de câmeras corporais pela Polícia Militar.
Um dos cartazes dizia: “Estudante não é caso de polícia”. Nesta semana, estudantes foram detidos pela Polícia Militar na Assembleia Legislativa de São Paulo durante um protesto contra a criação das escolas cívico-militares, projeto defendido por Tarcísio.
O governador, no entanto, não teve contato direto com os manifestantes, chegando ao evento por uma entrada separada, reservada às autoridades que integrariam a mesa da sessão solene.