Presidente da EBC compartilha postagem que chama de ‘idiota’ quem apoia Israel
Durante o conflito atual que resultou em mais de 4,8 mil mortes, incluindo 1400 israelenses, o presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Hélio Doyle, compartilhou em seu perfil no X (antigo Twitter) uma mensagem que afirma que para apoiar Israel na guerra, “ser um idiota é o bastante”.
A postagem original foi feita pelo ilustrador brasileiro Carlos Latuff, que expressa apoio à causa Palestina em suas redes sociais. Hélio Doyle tem se posicionado a favor da Palestina e tem falado sobre alegados crimes de guerra cometidos pelo exército israelense desde o início do conflito.
Doyle também compartilhou outra mensagem no dia 15, comparando a situação com um hipotético bombardeio em todo o Rio de Janeiro para punir milicianos e traficantes.
Ao ser questionado pelo jornal O Globo, Hélio Doyle afirmou que defende a coexistência pacífica entre israelenses e palestinos. Ele condena a ocupação de territórios palestinos por Israel, assim como qualquer violência contra civis, seja por parte do Hamas ou do governo de Israel. O compartilhamento da postagem reflete seu protesto contra ataques a civis, independentemente do lado.
Sobre seu papel na EBC, Doyle reiterou seu apoio à posição de neutralidade adotada pelo presidente Lula e afirmou que a linha jornalística da EBC manterá a imparcialidade. Em reuniões com a equipe, solicitou que todo o conteúdo sobre o conflito dê voz aos dois lados.
Hélio Doyle foi nomeado presidente da EBC em fevereiro deste ano, indicado pelo presidente Lula. Ele também participou do período de transição do governo.