Pressionado, Haddad Cancela Viagem à Europa para Focar em Pacote Fiscal

Pressionado, Haddad Cancela Viagem à Europa para Focar em Pacote Fiscal

Ministro fica em Brasília a pedido de Lula para avançar em propostas econômicas e enfrentar crise no mercado

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, cancelou uma viagem planejada à Europa para atender ao pedido do presidente Lula e priorizar assuntos domésticos. A previsão era de que Haddad ficasse fora do país até sábado (9), mas, com a mudança, ele estará em Brasília, onde deve se concentrar na elaboração do novo pacote fiscal, uma resposta às recentes pressões do mercado.

Com as contas públicas em foco, o mercado tem cobrado ações concretas para conter os gastos e melhorar a imagem econômica do país. Na última semana, Haddad afirmou que o breve atraso no pacote fiscal permitiria aprimorar as propostas, mas as tensões aumentaram após uma nova alta nos juros futuros e a cotação do dólar atingir uma de suas maiores marcas.

Agora, o governo trabalha em frentes para conter despesas obrigatórias e aliviar o orçamento federal, buscando um limite de crescimento para gastos acima da inflação. Além disso, estuda-se a flexibilização de repasses a fundos como o FNDCT e ajustes em políticas custosas, como o seguro-desemprego e o abono salarial.

O pacote, que deverá ser aprovado por meio de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), está sendo elaborado com urgência, com Haddad e sua equipe sob pressão para apresentar uma solução efetiva e que seja bem recebida tanto pelo mercado quanto pela população.

4o

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias