Provão Paulista: 47 alunos da rede pública passam em medicina da USP

Provão Paulista: 47 alunos da rede pública passam em medicina da USP


O Provão Paulista, um novo formato de vestibular aplicado para alunos da rede estadual de ensino de forma seriada, resultou na aprovação de 47 estudantes da rede pública de ensino no curso de medicina da Universidade de São Paulo (USP). Os resultados do exame foram divulgados nesta sexta-feira (26/01).

Os cursos de medicina da USP nos campi de São Paulo, Ribeirão Preto e Bauru foram os mais concorridos da Fuvest, nesta ordem. Entre os aprovados, destaca-se Gabriel Oliveira Fernandes, de 17 anos, que foi o primeiro colocado para medicina na região metropolitana de São Paulo, proveniente da Escola Estadual Olavo Hansen, em Mauá.

O Provão Paulista foi elogiado por proporcionar oportunidades aos estudantes da rede estadual de ensino, como ressaltou Gabriel. Além disso, a estudante Lara Sousa Christofaro, da Escola Estadual Monsenhor Sarrion, em Presidente Prudente, foi a segunda colocada em medicina para o campus de Bauru.

O reitor da USP, Gilberto Carlotti Junior, anunciou a possibilidade de ampliação de vagas na universidade para 2.000 na próxima edição do exame, após o sucesso do Provão Paulista que reservou mais de 15 mil vagas no ensino superior nas universidades e faculdades estaduais para alunos que concluíram o ensino médio no ano passado.

Sobre o vazamento do tema da redação, o secretário de Educação, Renato Feder, confirmou o incidente, mas destacou que não houve intencionalidade ou fraude. A comissão formada pela pasta, universidades e Fatec, e pela Vunesp, não encontrou evidências de irregularidades. Os estudantes que tiveram acesso ao tema da redação refizeram a prova na data de reaplicação, juntamente com alunos de escolas indígenas e da Fundação Casa.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias
Tags