PSOL protocola representação na PGR contra deputados por fake news sobre RS

PSOL protocola representação na PGR contra deputados por fake news sobre RS

Parlamentares do PL e União Brasil são acusados de disseminação de notícias falsas sobre tragédia no estado


Parlamentares do PSOL apresentaram uma queixa à Procuradoria-Geral da República na segunda-feira (13) contra sete colegas da Câmara, acusando-os de disseminar informações falsas sobre a tragédia ocorrida no Rio Grande do Sul.

Os alvos desta representação são cinco deputados federais do PL, partido de Jair Bolsonaro: Filipe Martins (TO), Gilvan da Federal (ES), Paulo Bilynskyj (SP), Caroline de Toni (SC) e General Girão (RN). Os outros dois pertencem ao União Brasil: Coronel Assis (MT) e Coronel Ulysses (AC).

Segundo informações da jornalista Bela Megale do jornal O Globo, os parlamentares do PSOL solicitam que os sete deputados sejam denunciados pela PGR e processados por crimes relacionados à segurança e saúde da população afetada.

Os deputados do PSOL também querem que a PGR processe os sete parlamentares por crimes contra a honra de autoridades e agentes públicos, bem como por omissão de socorro, calúnia e difamação.

Na representação, é destacado que durante uma sessão em 8 de maio, o deputado Paulo Bilynskyj afirmou que uma clínica médica que oferecia atendimento gratuito foi fechada pela Vigilância Sanitária devido à calamidade pública, sem especificar a cidade onde isso teria ocorrido. A Vigilância Sanitária negou a informação.

A queixa também aponta outras notícias falsas disseminadas durante a sessão de 8 de maio, incluindo declarações descontextualizadas atribuídas à ministra do Planejamento, Simone Tebet, exploradas pelos deputados Paulo Bilynskyj, Caroline de Toni, Coronel Ulysses e General Girão.

A ação foi liderada pela deputada federal gaúcha Fernanda Melchionna, com apoio dos colegas de partido Sâmia Bomfim, Luciene Cavalcanti, Tarcísio Motta, Luiza Erundina, Talíria Petrone, Tulio Gadelha, Erika Hilton, Chico Alencar e pastor Henrique Vieira.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias
Tags