PSOL recorre ao Planalto para tentar salvar mandato de Glauber Braga

PSOL recorre ao Planalto para tentar salvar mandato de Glauber Braga

Deputados buscam apoio de Gleisi Hoffmann para barrar cassação no Conselho de Ética

A cúpula do PSOL e do PT na Câmara decidiu apelar ao Palácio do Planalto para evitar que o deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) perca seu mandato. O movimento acontece após o relator do caso no Conselho de Ética, deputado Paulo Magalhães (PSD-BA), apresentar um parecer favorável à cassação do parlamentar.

Diante do risco iminente, os partidos solicitaram uma reunião com a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, marcada para esta quinta-feira (3/4). O objetivo é mobilizar o governo para atuar nos bastidores contra a perda do mandato de Glauber.

Cassação pega aliados de surpresa

Segundo interlocutores do PSOL, a expectativa era de que Glauber enfrentasse, no máximo, uma suspensão temporária, e não uma cassação definitiva. A sigla agora aposta no apoio do governo Lula para tentar reverter o relatório no Conselho de Ética.

Caso o parecer seja aprovado, Glauber ainda poderá recorrer à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) antes de o caso ir ao plenário da Câmara.

Entenda o caso

O pedido de cassação surgiu após Glauber Braga expulsar a chutes o militante do Movimento Brasil Livre (MBL) Gabriel Costanaro, que tentava provocá-lo dentro da Câmara. O deputado alega que está sendo alvo de uma manobra comandada pelo ex-presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), a quem já chamou publicamente de “bandido”.

“Quem escreveu esse relatório foi Arthur Lira. Ele foi comprado. Já disse e repito: Arthur Lira é um bandido”, afirmou Glauber durante uma sessão.

Com o embate político tomando proporções maiores, o desfecho do caso deve testar os limites da articulação do governo Lula dentro do Congresso.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias