Quem é Magda Chambriard, indicada para substituir Prates na presidência da Petrobras
Nome da ex-diretora da Agência Nacional do Petróleo (ANP) foi confirmado em comunicado a investidores da estatal
Magda Chambriard, uma engenheira e ex-diretora geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), foi escolhida pelo Ministério de Minas e Energia para ocupar a presidência da Petrobras após a demissão de Jean Paul Prates. A confirmação foi feita em um comunicado aos investidores da estatal na noite desta terça-feira (14).
Chambriard possui uma extensa trajetória profissional, sendo formada em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1979 e mestre em Engenharia Química pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa (Coppe). Ela tem uma vasta experiência na indústria petrolífera, tendo trabalhado na Petrobras por mais de 22 anos, ocupando diversos cargos, incluindo o de diretora-geral da ANP entre 2012 e 2016, durante os governos de Dilma Roussef e Michel Temer.
Durante sua gestão na ANP, Chambriard esteve à frente de importantes iniciativas, como a abertura de leilões para licitação de exploração de petróleo e gás natural, visando atrair investimentos e promover o desenvolvimento regional. Ela também foi uma defensora da nova distribuição dos royalties do petróleo, buscando equilibrar os interesses dos estados produtores e não produtores.
Além disso, Chambriard foi membro do Conselho de Administração do Pré-Sal e da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), e atuou como consultora em energia da Fundação Getúlio Vargas.
A escolha de Chambriard para a presidência da Petrobras representa uma aposta do governo em uma liderança com experiência e conhecimento no setor petrolífero, em um momento de desafios e debates sobre políticas energéticas no Brasil.