Rafael Dubeux cotado para o conselho da Petrobras

Rafael Dubeux cotado para o conselho da Petrobras

O novo conselho vai ser eleito pela assembleia de acionistas no dia 25 de abril.


Rafael Dubeux, atual coordenador da agenda de transição ecológica no Ministério da Fazenda e secretário-executivo adjunto da pasta, está cotado para ocupar um assento no conselho de administração da Petrobras. O convite foi feito pelo ministro Fernando Haddad, e já teria sido aceito por Dubeux.

A informação foi confirmada por uma fonte ligada a Dubeux ao Movimento Econômico. Como os assentos do conselho da Petrobras estão ocupados, espera-se que haja um procedimento burocrático para efetivar essa indicação. O novo conselho será eleito pela assembleia de acionistas em 25 de abril, e o nome de Dubeux será encaminhado ao Ministério de Minas e Energia, que, após avaliação, o enviará para a Petrobras.

O convite para a indicação de Dubeux ocorreu após uma reunião no Palácio do Planalto, convocada em meio à crise desencadeada pela decisão do conselho da Petrobras de reter os dividendos extraordinários de 2023. O governo federal possui seis assentos no colegiado, e o ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia) admitiu que a Fazenda deve participar com uma cadeira no conselho de administração da estatal.

Rafael Dubeux, pernambucano, ocupará um possível assento no conselho com a missão de fortalecer os debates sobre a agenda de transição ecológica na Petrobras. Dubeux possui uma trajetória significativa, tendo ocupado cargos como secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura do Recife e diversos outros cargos de relevância em instâncias governamentais. Ele é doutor em Relações Internacionais e tem uma sólida experiência em temas relacionados a inovação e energia de baixo carbono.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias
Tags