‘Se der para fazer superávit zero, ótimo; se não der, ótimo também’, diz Lula

‘Se der para fazer superávit zero, ótimo; se não der, ótimo também’, diz Lula

Meta de déficit zero foi estabelecida pelo próprio governo


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou que seria “ótimo” alcançar um superávit zero no orçamento, mas também considera “ótimo” se não for possível atingir essa meta. Ele afirmou isso em uma entrevista à rádio Itatiaia, destacando que o orçamento previsto deve ser cumprido, mas se não for possível atingir um superávit zero, isso também é aceitável.

A meta de déficit zero foi estabelecida pelo próprio governo e consta na Lei de Diretrizes Orçamentárias deste ano, sendo defendida pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Caso a meta não seja cumprida, o governo precisa restringir despesas. Lula mencionou que o crescimento econômico é essencial para reduzir a dívida pública em relação ao PIB e enfatizou que não pretende cortar benefícios do governo culpando os mais pobres.

A dívida bruta do governo aumentou em 2023, atingindo 74,3% do PIB no primeiro ano do governo Lula, um aumento de 2,7 pontos percentuais em comparação com dezembro de 2022. Lula destacou a importância de fazer a economia crescer como meio de diminuir a dívida em relação ao PIB, rejeitando a ideia de culpar os mais pobres e cortar benefícios como solução.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias
Tags