Senador dos EUA chama Lula de “antiamericano”
O senador norte-americano Ted Cruz, membro do Partido Republicano, caracterizou Lula como um “adepto do chavismo, antiamericano, que se associa ao Partido Comunista Chinês, Vladimir Putin e ao regime iraniano”. Ele advogou, na última quinta-feira (7), pela imposição de sanções ao Brasil, sete meses após o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) permitir a entrada de dois navios do Irã no país.
Os navios Iris Makran e Iris Dena receberam autorização em 26 de fevereiro para atracar no Porto do Rio de Janeiro até 4 de março.
O legislador também indagou o secretário de Estado Adjunto para Assuntos do Hemisfério Ocidental, Brian Nichols, sobre possíveis punições referentes aos navios iranianos. Ele alegou que o Presidente Biden já aplicou sanções anteriormente contra outros países ocidentais que violaram leis norte-americanas, mas agora estaria protegendo seu “autoproclamado aliado próximo”.
O secretário Brian Nichols expressou desapontamento profundo do governo norte-americano com o Brasil por ter permitido a entrada dos navios do Irã. Quando pressionado pelo senador sobre a existência de sanções, o secretário afirmou não ter conhecimento de qualquer penalidade relacionada ao caso.
Em seu discurso, Ted Cruz também manifestou uma preocupação intensa de que o Ocidente esteja sendo influenciado pelo antiamericanismo e de que países da região estejam se alinhando com adversários dos EUA.