Silvio Almeida Equipara País Invadido A Terroristas E Acusa Israel De Cometer Crimes De Guerra
No programa “Bom dia, Ministro” de hoje, Silvio Almeida, chefe do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, reiterou a posição do governo Lula em relação à guerra no Oriente Médio, condenando as ações de Israel. Durante o programa transmitido ao vivo pelo Youtube, Almeida afirmou que o presidente Lula e ele próprio condenam a maneira como Israel está lidando com a questão.
O ministro classificou as ações de Israel como crimes de guerra e violações do direito humanitário internacional, destacando práticas inaceitáveis, como o bloqueio de acesso a energia elétrica e água, bombardeio de ambulâncias e campos de refugiados. Ele ressaltou que é necessário distinguir o Hamas da causa palestina, que busca a autodeterminação dos povos.
No entanto, o ministro não mencionou as atrocidades do Hamas contra o povo de Israel, omitindo eventos como o massacre de 7 de outubro, que resultou em mais de 1,4 mil assassinatos, incluindo três brasileiros. Almeida também não abordou o crescimento do antissemitismo global, incluindo no Brasil. Ele apelou por um cessar-fogo, destacando a importância de parar a violência para salvar vidas. O ministro concluiu defendendo a criação do Estado palestino e destacando a inaceitabilidade das ações tanto do Hamas quanto do governo de Israel.