SSP-SP anuncia operações Escudo após 5 ataques contra PMs em dois dias

SSP-SP anuncia operações Escudo após 5 ataques contra PMs em dois dias


A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) anunciou o início das operações Escudo em resposta a cinco ataques contra policiais militares no estado em um período de dois dias. O secretário estadual de Segurança Pública, Guilherme Derrite, informou que as operações serão realizadas nos locais onde ocorreram os ataques, sendo eles as regiões de Santo André e Guarulhos na Grande São Paulo, Zona Sul da capital paulista (em decorrência das mortes da soldado Sabrina Freire e de um PM da reserva), e em Piracicaba, no interior de São Paulo.

Entre quinta (18/1) e sexta-feira (19/1), cinco policiais militares foram alvo de tentativas de assalto, resultando em dois mortos, dois feridos a tiros e um feito refém. Uma das vítimas foi a soldado Sabrina Freire Romão Franklin, de 30 anos, baleada enquanto retornava do trabalho em Parelheiros, Zona Sul de São Paulo. Na sexta-feira (19/1), dois suspeitos foram presos por participação no assassinato da militar, e outros dois suspeitos foram identificados.

Além do ataque à soldado Sabrina, um policial militar da reserva, de 69 anos, foi vítima de latrocínio (roubo seguido de morte) na Zona Sul, e outros dois policiais foram baleados em tentativas de assalto nos municípios de São Bernardo do Campo e Guarulhos, na Grande São Paulo.

O secretário Guilherme Derrite destacou que nenhum ataque a policial ficará impune e ressaltou a realização das operações Escudo para reestabelecer a ordem pública, garantir a sensação de segurança na comunidade e identificar e prender os responsáveis pelos ataques contra agentes de segurança. As operações Escudo são deflagradas sempre que criminosos atentam contra o Estado, por meio de ataques a policiais.

Em julho de 2023, uma Operação Escudo realizada no litoral paulista após o assassinato de um policial militar terminou com pelo menos 28 mortos na Baixada Santista. O secretário reafirmou o compromisso de combater a criminalidade e garantir a segurança dos agentes de segurança do estado.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias
Tags