STF: Barroso diz que críticas sobre viagens de ministros são infundadas

STF: Barroso diz que críticas sobre viagens de ministros são infundadas

Presidente do STF falou na abertura da sessão

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, afirmou nesta quinta-feira (1°) que as críticas à participação de ministros da Corte em eventos patrocinados por empresários com causas em tramitação no tribunal são “infundadas”.

Barroso defendeu as viagens durante um discurso na abertura da sessão da tarde, em resposta a uma série de reportagens que questionaram a presença dos ministros em eventos privados. Normalmente, a participação em seminários no exterior inclui o pagamento das despesas dos ministros, como passagens aéreas e hospedagem.

Segundo Barroso, essas críticas demonstram um “preconceito contra a iniciativa privada e o empreendedorismo”.

“A ideia de que participar de eventos com empresários é um problema ético é um equívoco. Coisas eticamente erradas, se tivessem que acontecer, não ocorreriam em congressos com 2 mil pessoas”, declarou.

O presidente do STF também enfatizou que não há qualquer ligação entre a presença dos ministros nesses eventos e as decisões tomadas pelo Supremo.

“Quando um juiz faz uma palestra em um evento, não é um benefício para o ministro, estamos fazendo uma gentileza, um favor. É errado pensar que o ministro é quem fica devedor. O ministro fica credor pelo esforço de participar de um evento”, acrescentou.

Barroso ainda assegurou que o STF é um tribunal transparente.

“Nenhum tribunal do mundo é mais transparente do que o Supremo Tribunal Federal. Nós deliberamos na frente das câmeras, qualquer pessoa pode assistir o que estamos fazendo. Nenhuma decisão é tomada em uma sala fechada. Temos um Portal da Transparência com todas as despesas realizadas aqui”, concluiu.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias
Tags