STF forma maioria pela condenação de “Fátima Tubarão”

STF forma maioria pela condenação de “Fátima Tubarão”

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou, nesta quinta-feira (8/8), pela condenação de Maria de Fátima Mendonça Jacinto, conhecida como “Fátima de Tubarão”, por seu envolvimento nos ataques de 8 de janeiro. O julgamento ocorreu no plenário virtual da Corte.

O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, sugeriu uma pena de 17 anos de prisão, proposta que foi acompanhada pelos ministros Flávio Dino, Cármen Lúcia e Dias Toffoli. No entanto, os ministros Edson Fachin e Cristiano Zanin concordaram com a condenação, mas propuseram penas menores, de 15 anos.

Embora haja uma maioria formada para a condenação, ainda não há consenso sobre a duração da pena. Fátima de Tubarão foi capturada em imagens do dia dos ataques, publicadas nas redes sociais, vestida com roupas nas cores verde e amarela dentro do Supremo Tribunal Federal, em meio aos atos de vandalismo. Em uma das gravações, Fátima afirma ter defecado em uma das salas da Corte.

Em outra gravação, ela menciona o nome do ministro Moraes, dizendo: “Vamos para a guerra, vou pegar o Xandão agora!”. Em seguida, fala sobre sua participação na depredação: “Quebrando tudo e cagando nessa bost* aqui”, complementando com: “Só o que fiz foi caga (sic) no vaso do Xandão, não nego.”

Maria de Fátima foi condenada pelos crimes de tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, associação criminosa armada, deterioração de patrimônio tombado e dano qualificado. A defesa da ré nega as acusações, alegando que ela sofre de uma doença grave e afirmou que pretende recorrer da decisão.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias
Tags