STF: Fux faz proposta de conciliação a Nikolas Ferreira por ter chamado Lula de ‘ladrão’
Na ONU, Nikolas disse que Lula “deveria estar na cadeia” logo após dizer que “o mundo seria melhor se não houvesse tanta gente prometendo melhorá-lo”, citando o escritor Olavo de Carvalho
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, propôs uma conciliação ao deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) no caso em que ele é investigado por injúria. A investigação se refere a uma declaração de Nikolas durante um evento da Organização das Nações Unidas (ONU) em novembro de 2023, onde ele chamou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de “ladrão”.
Fux sugeriu que Nikolas responda ao Ministério Público até o dia 23 de agosto. A proposta inclui que o deputado exclua a postagem ofensiva e a republique sem o comentário injurioso. Além disso, o ministro propôs que Nikolas pague R$ 10 mil para uma organização que atua contra desastres climáticos no Rio Grande do Sul.
No vídeo controverso, Nikolas afirmou que Lula “deveria estar na cadeia” e comentou que “o mundo seria melhor se não houvesse tanta gente prometendo melhorá-lo”, citando o escritor Olavo de Carvalho.
Segundo o Código Penal brasileiro, crimes contra a honra, como calúnia, difamação ou injúria, quando dirigidos contra o presidente da República, têm pena aumentada em um terço.