STF Já Condenou 265 Envolvidos nos Atos de 8 de Janeiro e Segue com Julgamentos

STF Já Condenou 265 Envolvidos nos Atos de 8 de Janeiro e Segue com Julgamentos

Corte ainda analisa casos de crimes mais leves e firma centenas de acordos para reparação

Até esta sexta-feira (8/11), o Supremo Tribunal Federal (STF) condenou 265 pessoas relacionadas aos ataques de 8 de janeiro, enquanto um novo julgamento virtual para examinar a situação de outros 15 acusados teve início. Entre as condenações, 223 foram referentes aos crimes considerados mais graves, envolvendo danos ao patrimônio público, enquanto outros 42 casos foram classificados como crimes mais leves, de pessoas que estavam próximas aos quartéis.

Dos réus, três envolvidos na depredação foram absolvidos, e, entre os acusados de crimes leves, houve também uma absolvição. Além disso, a Procuradoria-Geral da República (PGR) firmou 476 Acordos de Não Persecução Penal, nos quais os acusados concordaram em pagar multas, participar de cursos sobre democracia e cumprir outras medidas em troca de não serem levados a julgamento.

Os processos atuais focam em pessoas que, embora presentes nos protestos, não participaram diretamente dos ataques às sedes dos Três Poderes, que ocorreram em janeiro de 2023 como reação ao resultado das eleições. A Corte continua a acompanhar de perto esses desdobramentos, reforçando as punições para aqueles que ultrapassaram os limites legais na manifestação.

4o

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias
Tags