STF marca audiências de custódia de Valdemar, Filipe Martins e outros presos
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), agendou as audiências de custódia para esta sexta-feira (9) dos quatro detidos durante a operação Tempus Veritatis da Polícia Federal (PF), realizada na quinta-feira (8). A investigação visa apurar uma “tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito”. O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, foi preso em flagrante por posse ilegal de arma durante mandados de busca e apreensão em sua residência.
Além de Valdemar, outros três detidos – Filipe Martins, ex-assessor especial da Presidência da República; Marcelo Câmara, ex-ajudante de ordens; e Rafael Martins, major das Forças Especiais do Exército – prestarão esclarecimentos por videoconferência.
A operação Tempus Veritatis investiga uma organização criminosa envolvida em ações como ataques virtuais, desinformação sobre o sistema eleitoral, tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito. Dentre os alvos, estão pessoas ligadas diretamente a Jair Bolsonaro, ex-presidente da República. O STF autorizou medidas cautelares, prisões preventivas e buscas em endereços de diversos envolvidos.