STF: Moraes abre inquérito contra Allan dos Santos; entenda
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a abertura de um inquérito para investigar a conduta do jornalista Allan dos Santos, que é acusado de forjar mensagens contra a jornalista Juliana Dal Piva. A responsabilidade pela condução das investigações foi atribuída à Polícia Federal.
Na mesma decisão, Moraes ordenou à empresa X (antigo Twitter) que bloqueasse o perfil de Allan dos Santos na rede social dentro de um prazo de duas horas, sob pena de uma multa diária de R$ 100 mil. A empresa Meta também foi intimada a bloquear a conta de Santos no Instagram, seguindo o mesmo prazo e penalidade.
O inquérito foi instaurado após a Procuradoria-Geral da República (PGR) se posicionar favoravelmente ao pedido da jornalista. A defesa de Dal Piva havia solicitado, em 27 de junho, que Moraes determinasse uma perícia nas mensagens supostamente atribuídas a ela por Allan dos Santos.
Em 21 de junho, Santos publicou mensagens que ele atribuiu falsamente a Dal Piva, onde ela supostamente mencionava um plano do ministro Alexandre de Moraes para prender o ex-presidente Jair Bolsonaro. Allan dos Santos está foragido desde outubro de 2021, após Moraes emitir um mandado de prisão contra ele no âmbito do inquérito sobre milícias digitais. Atualmente, ele reside nos Estados Unidos, que negou o pedido de extradição feito pelas autoridades brasileiras.