STF: Moraes autoriza investigação sobre suposta ligação de Zambelli com tentativa de golpe

STF: Moraes autoriza investigação sobre suposta ligação de Zambelli com tentativa de golpe

Ministro do STF atendeu pedido da PF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou uma nova investigação contra a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). A investigação, solicitada pela Polícia Federal (PF), é sobre uma suposta ligação da deputada com uma tentativa de golpe para manter o ex-presidente Jair Bolsonaro no poder.

De acordo com a PF, Zambelli teria facilitado a viagem de uma influenciadora à Espanha para conversar com o general Hugo Carvajal. O objetivo era obter informações sobre um suposto financiamento por parte do governo venezuelano para movimentos políticos de esquerda, incluindo o PT e o então candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva.

Após a viagem, a influenciadora teria entregado um dossiê ao então Ministro da Justiça, Anderson Torres, que ordenou a abertura de um inquérito sobre o tema. Zambelli, em nota, afirmou ter tomado conhecimento da investigação pela imprensa e se colocou à disposição das autoridades para esclarecimentos.

A investigação foi iniciada após Bolsonaro mencionar uma suposta delação de Carvajal durante uma reunião ministerial em 5 de julho de 2022, alegando que o narcotráfico teria financiado figuras políticas de esquerda, como Lula, Cristina Kirchner e Evo Morales.

A PF indicou que a investigação visava dar credibilidade a “narrativas inverídicas” sobre o principal oponente político de Bolsonaro às vésperas das eleições de 2022, sugerindo um desvio de finalidade e uso indevido da estrutura do Estado para fins eleitorais.

Na sua decisão, Moraes mencionou que a investigação está conectada com outros inquéritos em andamento no STF, incluindo os relacionados a notícias falsas, milícias digitais, tentativas de golpe e os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

Carla Zambelli afirmou que desconhece os fatos citados e aguarda acesso aos autos para se manifestar, mantendo-se disponível para colaborar com as investigações.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias
Tags