STF se corrige e permite que Jair Bolsonaro e Ramagem mantenham contato 

STF se corrige e permite que Jair Bolsonaro e Ramagem mantenham contato 

Tribunal se corrigiu e disse que decisão de Alexandre de Moraes não proíbe Ramagem e Bolsonaro de se encontrarem.

Nesta terça-feira (16/7), o Supremo Tribunal Federal (STF) corrigiu uma informação anterior e esclareceu que a decisão do ministro Alexandre de Moraes não impede que o ex-presidente Jair Bolsonaro e o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ), ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), se encontrem. Ambos são investigados por suposto uso do órgão para espionagem ilegal.

Investigação e Correção do STF

Inicialmente, a Corte havia informado que a decisão proibia encontros entre Bolsonaro e Ramagem. No entanto, o STF esclareceu que a proibição se aplica apenas aos investigados que foram alvo da etapa da semana passada da Operação Última Milha, da Polícia Federal, o que não inclui Bolsonaro e Ramagem.

Ramagem e a Articulação Eleitoral

Ramagem é pré-candidato à Prefeitura do Rio de Janeiro e conta com o apoio de Jair Bolsonaro. Caso a proibição de encontros estivesse em vigor, isso dificultaria a articulação eleitoral entre ambos.

Quebra de Sigilo

Na segunda-feira (15/7), o ministro Alexandre de Moraes derrubou o sigilo de um áudio em que Jair Bolsonaro discute com Alexandre Ramagem um plano para se protegerem na investigação sobre a rachadinha envolvendo o senador Flávio Bolsonaro (PL-SP). A conversa também envolveu o general Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), sobre o inquérito referente à possível rachadinha contra Flávio Bolsonaro.

A gravação, obtida pela Polícia Federal durante a investigação sobre a “Abin paralela”, tem 1 hora e 8 minutos e foi feita pelo próprio Ramagem durante um encontro com Bolsonaro. Na conversa, o ex-diretor da Abin sugere abrir procedimentos administrativos contra os auditores fiscais que investigaram Flávio, a fim de anular as investigações, e Bolsonaro concorda. A estratégia foi implementada e o processo contra Flávio foi arquivado em 2022.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias
Tags