Tarcísio de Freitas Pode Sancionar Lei que Proíbe Celulares em Escolas Paulistas
Medida, já aprovada na Alesp, visa disciplinar o uso dos aparelhos e conta com apoio de aliados e opositores do governador
Fontes próximas ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, afirmam que ele deve sancionar o projeto de lei que proíbe o uso de celulares nas escolas estaduais, aprovado pela Assembleia Legislativa (Alesp) nesta terça-feira (13). A iniciativa recebeu apoio tanto de aliados quanto de membros da oposição, destacando um consenso sobre a necessidade de restringir o uso dos dispositivos nas instituições de ensino.
Caso o projeto seja sancionado sem vetos, a proibição de celulares se aplicará até mesmo nos intervalos escolares a partir do próximo ano, cabendo às escolas a criação de canais alternativos para facilitar a comunicação entre pais e alunos. O uso de celulares ficará restrito a situações pedagógicas específicas e para alunos com deficiência que necessitem de suporte.
A decisão em São Paulo antecipa um movimento similar em âmbito federal, onde o Congresso discute uma proposta para restringir o uso de celulares nas escolas de todo o país, com respaldo do Ministério da Educação.