
Tarcísio Defende Bolsonaro e Reafirma Candidatura à Reeleição em SP
Governador de São Paulo manifesta apoio incondicional ao ex-presidente e destaca seu papel em 2026.
Em uma declaração que agita o cenário político, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), reforçou nesta segunda-feira (24) seu apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) como candidato à presidência em 2026. Durante participação no podcast Inteligência Ltda, Tarcísio afirmou que Bolsonaro será seu candidato à presidência e que, ao mesmo tempo, disputará a reeleição no governo paulista.
“Não é justo tirá-lo do jogo”, afirmou o governador, destacando o impacto que Bolsonaro teve em sua trajetória política e a importância do ex-presidente para o cenário futuro. Ao lado de Tarcísio no podcast, Bolsonaro reiterou sua intenção de se manter na disputa presidencial e afirmou que, após sua saída do Planalto, “só passará o bastão depois de morto”. Ele também revelou que sua esposa, Michelle Bolsonaro, será sua candidata ao Senado pelo Distrito Federal.
No que diz respeito ao julgamento da suposta trama golpista, Tarcísio afirmou que estaria disposto a ser testemunha de defesa de Bolsonaro, caso convocado, justificando seu apoio com base na proximidade que teve com o ex-presidente durante seu mandato. “Nunca vi o presidente arquitetando algo fora da Constituição”, disse ele.
Em uma declaração polêmica, Tarcísio também se posicionou a favor da anistia para os presos do 8 de janeiro, considerando-a uma “questão humanitária” e defendendo o uso desse “remédio político”, que, segundo ele, já foi aplicado em outros momentos da história.
A especulação sobre uma possível candidatura de Tarcísio à presidência, caso ele decida se lançar, já começa a mexer com os bastidores. O presidente do PSD, Gilberto Kassab, admitiu a possibilidade de disputar o governo de São Paulo, caso Tarcísio decida concorrer ao Planalto e o endosse sua candidatura.