Tebet Nega Ligação De Lula No Caso Do Empréstimo À Argentina

Tebet Nega Ligação De Lula No Caso Do Empréstimo À Argentina

A ministra do Planejamento, Simone Tebet, esclareceu à CNN que não houve contato por parte de Lula solicitando sua intervenção na aprovação do empréstimo de US$ 1 bilhão destinado à Argentina pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

Tebet informou que a secretária de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento do ministério, Renata Amaral, que foi designada para monitorar o caso, a notificou de que os demais países membros estavam inclinados a aprovar o empréstimo.

O jornal O Estado de São Paulo havia veiculado uma reportagem no dia 3, alegando que Lula havia telefonado para a ministra, solicitando que o Brasil usasse sua influência no CAF para viabilizar o empréstimo de US$ 1 bilhão à Argentina. A Argentina, em teoria, já teria atingido seu limite de crédito e, por isso, a solicitação deveria ser negada.

A suposta intervenção de Lula na transação teria como objetivo auxiliar o presidente argentino e seu aliado, Alberto Fernández, diante da séria crise econômica enfrentada pelo país. Além disso, o montante também seria destinado a favorecer a candidatura do político governista e atual ministro da Economia, Sergio Massa.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias