Terceiro avião dos Emirados Árabes Unidos traz mais de 55 mil itens de higiene para o Rio Grande do Sul
Embalados por quase 300 voluntários da comunidade brasileira naquele país, donativos se somam a dezenas de toneladas enviadas de outras nações
O terceiro avião carregado com ajuda humanitária dos Emirados Árabes Unidos e da comunidade brasileira naquele país decolou na quinta-feira, 23 de maio, rumo ao Brasil. A bordo, estavam mais de 55 mil itens de higiene, cobertores e materiais de primeira necessidade. Essas doações foram embaladas por quase 300 voluntários da comunidade brasileira, que se uniram para coletar, triar e embalar os donativos.
A iniciativa contou com o apoio da Embaixada do Brasil e do Ministério das Relações Exteriores dos Emirados Árabes Unidos, e foi organizada pelo Conselho de Cidadãos Brasileiros nos Emirados Árabes Unidos.
Um dos kits de higiene, contendo xampu, hidratante corporal, sabonete, entre outros itens, traz uma mensagem de carinho e solidariedade para quem o receber no Rio Grande do Sul. “Este pequeno kit saiu de corações brasileiros em Dubai especialmente para você. Estamos longe, mas juntos. Você não está sozinho”, diz a mensagem.
O Brasil já recebeu dezenas de toneladas de donativos enviados do exterior por governos estrangeiros e grupos de solidariedade espontâneos, formados por cidadãos locais, brasileiros residentes, ONGs e várias instituições, com apoio da rede de embaixadas e consulados do Brasil. As doações seguem para o Rio Grande do Sul após um trâmite aduaneiro facilitado, graças à iniciativa Receita Via Rápida, da Secretaria da Receita Federal, que agiliza o recebimento de doações do exterior.
A chegada dos donativos ao estado gaúcho tem sido acelerada graças à atuação do Governo Federal. A parceria entre o Ministério dos Portos e Aeroportos, a Receita Federal e o Ministério das Relações Exteriores auxilia no esforço logístico com empresas de transporte aéreo e marítimo para ampliar a ação humanitária.
A comunidade brasileira nos Emirados Árabes Unidos reuniu-se para a coleta, triagem e embalagem de doações para as vítimas das cheias no Rio Grande do Sul, sob a organização do Conselho de Cidadãos Brasileiros nos Emirados Árabes Unidos, com o apoio da Embaixada do Brasil e do @mofauae.
O primeiro avião com ajuda humanitária dos Emirados Árabes Unidos e da comunidade brasileira chegou ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, no sábado, 18 de maio. Na primeira carga, foram 64 toneladas, incluindo 500 geradores, 10 mil pacotes com redes de proteção contra mosquitos, 10 toneladas de produtos de higiene, 10 mil cobertores e 5 mil lâmpadas solares.
Na noite de terça-feira, 21 de maio, pousou no mesmo aeroporto o segundo dos três voos, transportando 69 toneladas de carga. Esse envio incluiu 500 geradores elétricos, 10 mil cobertores, 5.200 luminárias solares, 3 mil colchonetes e 200 camas dobráveis, além de sete toneladas de alimentos.
Orientações para envio de doações ao Brasil
Para doadores (pessoas físicas ou jurídicas) que desejem enviar contribuições por conta própria, existe a opção de procurar uma transportadora de preferência (aérea, terrestre, fluvial ou marítima) e indicar como destinatário da doação o CNPJ do Ministério das Relações Exteriores: 00.394.536/0006-43.
No Brasil, todo o procedimento de chegada é realizado pela Receita Federal. As doações podem ser despachadas por meio de Declaração Simplificada de Importação em papel (DSI formulário), Declaração Simplificada de Importação e Declaração de Importação. Todas essas doações são isentas de tributos.