Transparência Internacional nega ganhos com a Lava Jato…

Transparência Internacional nega ganhos com a Lava Jato…


A Transparência Internacional no Brasil negou veementemente qualquer envolvimento na gestão de recursos provenientes do acordo de leniência da J&F, firmado no contexto das investigações da Operação Lava Jato. O diretor-executivo da organização, Bruno Brandão, esclareceu que a ONG não teve participação em nenhuma etapa da negociação do acordo e que não recebeu, recebe, nem receberá qualquer quantia proveniente do referido acordo.

A entidade foi alvo de uma investigação solicitada pelo ministro Dias Toffoli, que levantou a possibilidade de a Transparência Internacional gerir parte dos recursos da multa de R$ 10,3 bilhões da J&F, ação que a organização negou veementemente. Bruno Brandão afirmou que a notícia da investigação foi recebida com surpresa pela Transparência Internacional, destacando que a ONG recusou, em 2017, a proposta da J&F para encaminhamento dos recursos do acordo.

Brandão também ressaltou que a Transparência Internacional não foi notificada pelo STF em momento algum para se pronunciar sobre a suposta ligação com o acordo de leniência, sendo mencionada apenas por terceiros. Ele enfatizou que a organização já foi alvo de “fake news” no passado, mas suas contas são abertas, auditadas de forma independente e disponíveis para consulta pública.

Além disso, a J&F Investimentos acusou a Transparência Internacional de tentar se apropriar dos recursos do acordo de leniência da empresa e de outras empresas. A J&F afirmou que a organização indicou os dados para receber o depósito de recursos do acordo, enquanto era estruturada a fundação planejada pela Transparência Internacional para gerir os valores. A empresa alegou que a resistência em desviar esses recursos frustrou procuradores, intensificando a perseguição contra a companhia.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias
Tags