Trump cogita declarar emergência nacional para viabilizar deportações em massa
Medida pode desbloquear recursos do Pentágono e aumentar espaços de detenção para imigrantes
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que está considerando declarar uma emergência nacional como parte de seu plano de deportação em larga escala. A proposta tem o objetivo de acessar fundos do Pentágono e expandir os espaços de detenção no país.
Em sua publicação na rede social Truth Social, Trump confirmou que está preparado para adotar a medida, uma estratégia similar à que utilizou em seu primeiro mandato, quando declarou emergência nacional na fronteira com o México para financiar a construção do muro. Esse movimento enfrentou uma série de batalhas judiciais.
Segundo fontes próximas ao presidente eleito, a equipe de Trump está avaliando a possibilidade de usar esse tipo de emergência para acelerar a implementação de políticas rigorosas de imigração, desmantelando as ações do governo de Joe Biden e iniciando a deportação em massa de imigrantes. Além disso, os assessores de Trump estão trabalhando para ampliar as instalações de detenção, especialmente nas áreas metropolitanas, para garantir o cumprimento de sua promessa de campanha.